Os silêncios têm horas, mas não podem agarrar todas as horas do dia

Os silêncios têm horas, mas não podem agarrar todas as horas do dia
Ofereça um sorriso e em cada oferecido, verá nascer outros sorrisos... e o mundo será mais bonito

terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Poema do idoso

Este poema é  procurado aqui no Viver e Sentir, todos os dias e várias vezes ao dia, por isso o reedito  para felicitar todos aqueles que se interessam pelos mais velhos, muitas  vezes rejeitados por outros que  pensam que o mais velho  já não sente nada, não precisa de nada ou que nada mais tem para dar.




Poema do Idoso

Se meu andar é hesitante
e minhas mãos trêmulas, ampare-me.
Se minha audição não é boa, e tenho de me
esforçar para ouvir o que você
está dizendo, procure entender-me.
Se minha visão é imperfeita
e o meu entendimento escasso,
ajude-me com paciência.
Se minha mão treme e derrubo comida
na mesa ou no chão, por favor,
não se irrite, tentei fazer o que pude.
Se você me encontrar na rua,
não faça de conta que não me viu.
Pare para conversar comigo. Sinto-me só.
Se você, na sua sensibilidade,
me ver triste e só,
simplesmente partilhe comigo um sorriso e seja solidário.
Se lhe contei pela terceira vez a mesma história num
só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me.
Se me comporto como criança, cerque-me de carinho.
Se estou doente e sendo um peso, não me abandone.
Se estou com medo da morte e tento negá-la,
por favor, ajude-me na preparação para o adeus.

(Autor Desconhecido)

Obrigado pela vossa visita

4 comentários:

Marta Vasil disse...

Pois é, Fernanda, eu diria que este poema é a realidade nua e crua com que, cada vez mais, se cruzam os mais velhos. Todos os apelos que dele constam ,no fundo, resumem-se a dois: afecto e respeito. Há um longo caminho ainda a percorrer para que poemas destes não devam ser escritos.
Beijinho

RAMA.LYON disse...

Amiga Fernanda...
Simplesmente,bem haja, pela ideia carinhosa com que aqui publicou este poema...
Os idosos bem o merecem.

Rama Lyon

Viviana disse...

Querida Fernanda

O seu gesto comove-me, amiga.

O seu coração sensível e bom está atento a tudo...

Neste caso, atento aos que sofrem maus tratos, desprezo, indiferença,rejeição...

Ontem, durante o dia todo, as televisões aqui, comentaram um relatório da APAV, que entre muitas outras coisas tristes sobre os idosos, diz que por dia, dois idosos sofrem violência doméstica. E dizem, que isto é só a ponta do iceberg.

Obrigada por esta ideia boa,e por a sua preocupação com estas pessoas lindas que deviam ser muito bem tratados e trazidos nas palmimnhas...

Um beijo e um bom dia

Viviana

Anónimo disse...

quem sera o geneo que fez isso